quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Camponotus vagus vagus




Camponotus vagus é uma espécie de grande porte, preta, uma formiga carpinteira com uma ampla gama que inclui grande parte da Europa, uma grande parte da área da Ásia e parte da África.

DESCRIÇÃO
É uma espécie relativamente distinta que é facilmente identificada pelo seu grande tamanho, cor preta uniforme, e os longos e densos "cabelos" do corpo existentes em seu exoesqueleto.

São insetos eussociais, os indivíduos têm variação contínua alométrica em tamanho e morfologia que atuam de forma a facilitar a atribuição de tarefas e divisão do trabalho.As trabalhadoras possuem de 6 a 12 mm de comprimento.As formigas maiores, chamadas de "grandes trabalhadores" agem como guardas na defesa da colônia, e também atuam de forma a proteger as formigas menores, chamadas de "trabalhadores menores", sendo que essas menores atuam também fora dos ninhos no forrageamento deles.As poderosas mandíbulas dos ‘’trabalhadores maiores’’ são capazes de decapitar artrópodes menores capturados como alimento, e também podem desmembrar formigas menores de outras espécies.



DIETA 

C. vagus é conhecida por ser ambos: carnívora e aphidicula (que vivem em uma relação mutualística com pulgões, cigarrinhas, cochonilhas, e outros insetos da classe dos homópteras, e alimentando-se de um material de secreção açucarada que estes pequenos insetos liberam das terminações de seus órgãos alimentares). Este extrato adocicado também é encontrado nas folhas de algumas plantas no período de clima quente.



LOCALIZAÇÃO
Esta espécie é especialmente prevalente na Europa Central, mas tem um alcance global do sul da Escandinávia, no norte-ocidental da África e de Portugal para Altai, na Mongólia. Há evidências desta espécie no Norte da Europa, mas são encontradas de forma isolada;ela é mais comum em direção ao Sul. Na Noruega é uma espécie rara e muitas vezes esquecida. Há poucos registros da C. vagus na Suécia e na Finlândia, e muitos destes estão desatualizados.



HABITAT 
As colônias são comumente encontradas em habitats secos, especialmente as florestas abertas e nos arredores de florestas mais fechadas. C. vagus tipicamente constrói seus ninhos em madeira morta, mas também pode fundar suas colônias debaixo de pedras. Uma colônia tem em média 1.000 a 4.000 trabalhadores, mas grandes colônias podem conter até 10.000 indivíduos.

NOMES COMUNS 
Como todas as formigas do gênero camponotus, em inglês ela poder ser comumente conhecida como “formiga carpinteira”. E na Holanda ela é conhecida como “grande formiga preta”.

CURIOSIDADES

Em 2008, o vírus da paralisia crônica abelha (CBPV- Sigla em inglês) foi relatado pela primeira vez nesta espécie e em uma outra espécie de formiga, Formica rufa. CPPV afeta abelhas, formigas e ácaros.


Nome: Camponotus vagus vagus.
Propagacao: Sul da europa
Rainha: 14 - 16 mm
Trabalhadoras: 4-12 mm
Comida: Insetos e agua com mel
Humidade do ar: 50-70%
Temperatura: 18 - 30 graus C
Hibernacao: Sim, do fim de novembro a inicio de fevereiro a 10-14 graus c
Contrução de ninhos: Madeira em decomposicao e tbm embaixo de pedras
Formigarios: Tanque
Tamanho do formigario: 30x20 com (A)justar de acordo com o tamanho da colonia.




fonte: http://formigueiross.blogspot.com/2011/07/camponotus-vagus-vagus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário