sábado, 5 de fevereiro de 2011

Colônia de Formigas


A Colônia de Formigas
Uma colônia de formigas é formada por diferentes tipos de indivíduos adultos. Cada um desses tipos constitui uma casta. Sendo assim, uma colônia de formigas é formada numa casta reprodutiva (formada pela rainha e pelos machos) e por operárias que podem se dividir em sub-castas (soldados)
A Rainha

Uma colônia de formigas pode conter uma ou várias rainhas, sendo por isso chamada de monogínica ou poligínica.
As rainhas são fêmeas reprodutivamente férteis, fecundadas por um ou vários machos, e que se ocupam em pôr ovos. Os ovos, por sua vez, podem ser férteis (fecundados ou não) ou inférteis (ovos tróficos). Os ovos férteis não fecundados dão origem aos machos e dos ovos fecundados originam-se as fêmeas que podem se converter em rainhas ou operárias. Os ovos tróficos, que também podem ser colocados por operárias de algumas espécies, podem servir de alimento para as larvas da colônia.

As Operárias

As operárias são fêmeas estéreis, sem a capacidade de reprodução plena. Porém, no caso de operárias ovipositoras (que põem ovos), os ovos são tróficos ou só produzem machos.
Operárias similares em aparência e tamanho são ditas monomórficas (mono= uma; morfo= forma); aquelas que apresentam formas e tamanhos distintos são polimórficas (poli= muitas; morfo= forma) .

Os Soldados

Em alguns casos existe uma casta de operárias muito diferenciada, é a dos soldados. Esta é formada por indivíduos muito maiores que as demais operárias, possuindo mandíbulas muito desenvolvidas e cabeças muito grandes.

Os Alados (machos e fêmeas com asas)

Os indivíduos sexualmente ativos, providos de asas para o vôo nupcial que leva à cópula, somente aparecem na época reprodutiva. As fêmeas aladas são virgens e ainda não foram fecundadas; elas são morfologicamente idênticas às rainhas, só que ainda possuem asas. Os machos, também alados, têm cabeças muito menores que as das rainhas. Eles são pouco ativos e a principal função deles é copular com a rainhas virgens. Copulam uma só vez e depois morrem.
Geralmente a colônia se estabelece no solo de modo que forma um único ninho
Alguns autores consideram a colônia como um superorganismo, onde cada um dos indivíduos constitui o equivalente à uma célula ou órgão deste organismo.
A colônia também pode abrigar outros insetos ou animais tais como: aranhas, besouros, cupins, moscas, ácaros, lagartixas, cobras, etc. Muitos deles habitam a câmara de lixo dos ninhos, alimentando-se dos restos alimentares das formigas e seus excrementos. Outros, utilizando odores que os confundem com as crias das formigas, são alimentados pelas operárias como larvas de formigas.

Um comentário:

  1. fala rapaz.. gostei do seu blog e estou te seguindo .

    assim q colocar o banner do seu blog me avisa pra mim colocar em parceiros no meu blog tambem.
    passa no meu blog e pega meu banner tb..
    fui

    ResponderExcluir